quarta-feira, 4 de maio de 2011

Timidez não é defeito!



Quando eu era pequena (sim, faz tempo), crianças quietas eram sempre vistas como muito bem-educadas. Algumas eram mesmo, já outras botavam pra quebrar apenas quando os adultos saíam da sala.

De algumas décadas para cá, toda e qualquer criança mais na sua ou não tão extrovertida é imediatamente rotulada como tímida. Pior: adultos também não têm mais o direito de ser quietos – são logo taxados de antissociais. E dá-lhe dizer que isso não é bom profissionalmente, que para se dar bem o sujeito não pode perder um evento, uma piada, uma tuitada!

Timidez não é defeito, gente! É característica! E das mais encantadoras! O sujeito tímido deixa que o descubram aos pouquinhos, uma delícia – afinal, qual a grande pressa? É do tipo que vai sempre mais devagar. Com infinitamente mais charme, porém. E – por que não dizer? –, com mais segurança e consistência também.

Resistam, portanto, quando alguém começar com esse papo de “tratar” a timidez, ou “exercitar a sociabilidade”. Isso é uma violência (com crianças e adultos), além de ser de uma estupidez total. Afinal de contas, onde fica o tão propalado direito à individualidade? E a beleza da diversidade? Onde está escrito que todos têm que ser hiperativos e sempre prontos para expor as entranhas de seus sentimentos?!


Fonte: http://vejasp.abril.com.br/blogs/fino-trato/2011/05/02/timidez-nao-e-defeito/

Um comentário:

  1. Otávio

    Só quando a timidez é excessiva aí prejudica a pessoa,ainda bem que tem alguém que pensa diferente. Pra mim,ora se torna defeitos,ora qualidade.
    Hoje já estou bem equilibrado.

    Um Abraço

    ResponderExcluir