quarta-feira, 27 de abril de 2011

Declare seu amor aos outros

Não deixe para amanhã o afeto que você pode dar hoje mesmo

Você já parou para pensar no quanto anda ou não demonstrando o seu amor aos outros? Não estou me referindo só ao amor romântico, mas ao amor que temos pela família e pelos amigos também. Tem certeza de que eles sabem da importância que representam na sua vida? De quanto é bom demais tê-los por perto? De quanto você se sente aliviado e amado só por eles existirem?

Provavelmente, não. A grande maioria de nós tende a se perder diante da rotina. É trabalho, filhos, casa pra cuidar, contas pra pagar, um futuro pra decidir e tempo de menos para tantas outras coisas. E é nesta roda-viva que deixamos, sem querer, nossos corações adormecerem. É tanta coisa para cuidar que deixamos sem cuidado o que mais vale a pena nesta vida: nosso amor pelos outros.

Meu ano começou com um acontecimento muito triste: a partida prematura de um primo querido. Uma figura alegre, gente boníssima e que, acima de tudo, amava a vida e sabia celebrá-la como poucos.

Declare o que sente

E, como diante de toda morte súbita, não foi possível dizer adeus. Diante disto, meu coração foi tomado por um monte de "se". E se eu tivesse ligado mais? E se eu tivesse escrito mais? E se eu tivesse visitado mais? E se, e se, e se?

Mas, aquele adeus não pude dar. E diante deste tchau silencioso, aprendi uma lição valiosíssima: não deixe pra amanhã o afeto que você pode mostrar hoje. Ou agora mesmo. Não tome como garantido que as pessoas saibam o quanto você gosta delas. Mostre isto. Declare em verso, prosa, poesia, telefonema, cartão, visita, flores, chocolate, e-mail. Mas não deixe de dizer frases como estas:

  • Você é importante pra mim.
  • Eu te amo.
  • Hoje o dia estava lindo e lembrei de você.
  • Estou ligando só pra dizer que estou aqui se você precisar de mim.
  • Puxa, há quanto tempo!
  • Me deu saudades de você...

A força do amor - esta que nos alimenta e nos sustenta - depende de nosso comprometimento com ela aqui e agora. Por isto é importante não deixar pra amanhã. Mesmo que a rotina massacre, que a distância separe, que o cansaço impere. Expresse seus sentimentos diretamente para aqueles que você ama e que são importantes para você.

Dê forma ao amor

O amor é uma energia poderosíssima e basta uma palavra carinhosa e sincera para fazer com que esta força brote com uma intensidade gigantesca, preenchendo nossos corações com o sentimento mais bonito que existe. E não será este o maior signficado que há na vida: o amor?

O amor nutre, cura e renova. Faz nossos medos desaparecerem e traz sensação de conforto e segurança. " O amor nutre, cura e renova. Faz nossos medos desaparecerem e traz sensação de conforto e segurança. "

Faz brotar alegria, satisfação e nos preenche de energia vital. Dê forma a este amor. Traduza-o em palavras, som, letra e cores. Um telefonema vale mais que cem e-mails. Um cartão que traz a sua caligrafia tem mais valor que várias mensagens no Facebook.

Há dois meses criei uma rotina que sugiro a todo mundo tentar. Não passo mais um dia sem dar um telefonema para alguém querido só para saber se está tudo bem. O que não é pouco ao se considerar que moro na costa oeste americana. Eu driblo o fuso horário de seis horas em relação ao Brasil e gasto menos em coisas pessoais para poder honrar a conta de telefone. Mas a cada telefonema, meu coração se recarrega de uma alegria e de um afeto que definitivamente não tem preço!

O ganho emocional que se tem quando deixamos este amor fluir é enorme. Na verdade, a satisfação nasce simplesmente do ato de deixar o amor correr em direção a quem amamos. E, se por ventura este amor for retribuído, alegria em dobro. Mas, não espere retribuição. Apenas deixe fluir.


Fonte: http://www.personare.com.br/sendstudio/link.php?M=121396&N=208&L=1333&F=H


5 comentários:

  1. Quando somos capazes de irradiarmos bons fluidos, bons pensamentos, amar na forma mais fraterna possível, então ganharemos mais qualidade de vida, mais sorrisos nos rostos e mais paz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido Otávio!
    Eu acredito demais no poder do amor! E acho que quando nos deixamos ser tocados por ele, abrandamos o coração e somos capazes de suportar o peso que carregamos na vida.
    Tem uma frase que li uma vez (e até publiquei) que me fez rever algumas atitudes e pensar exatamente nessa importância de manifestarmos nosso amor no tempo que temos a quem amamos. Na verdade, nem só aos que amamos, mas também àqueles que passam por nossa vida e, de alguma forma, nos deixam um pouco de si...
    A frase é algo assim: "mais importante do que dizermos que amamos é fazermos com que aqueles que amamos, sintam-se amados!".
    E isso, em gestos simples e cotidianos, podemos fazer...sendo honestos e verdadeiros com nossos sentimentos!
    Grande beijo, meu amigo! Adorei!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDO!
    SÓ POSSO DIZER O SEGUINTE:
    MARAVILHOSO TEXTO,O COTIDIANO TENDE A FAZER ISSO,ESQUECERMOS DESSAS COISAS QUE FAZEM TODAS A DIFERENÇA ENTRE SER FELIZ OU NÃO!
    BEM LEMBRADO,FICO MUITO FELIZ EM PASSAR AQUI, PELA PRIMEIRA VEZ E PODER SER AGRACIADA COM ESSE TEXTO!

    UM ABRAÇO!
    LIBERDADE.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou do meu texto!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol!
    O texto realmente é maravilhoso. Adoro as matérias que são publicadas no Personare e jamais deixo de citar a fonte. Fica à vontade para seguir o blog, se quiseres. Um abraço!

    ResponderExcluir