quarta-feira, 16 de março de 2011

Arqueólogo diz ter achado Atlântida



A famosa cidade perdida de Atlântida pode ter sido, mais uma vez, encontrada.

Uma equipe de arqueólogos liderada por um pesquisador americano diz ter achado fortes evidências que comprovam a localização da cidade na Espanha, ao norte de Cádiz. Segundo eles, Atlântida teria sido destruída por um tsunami e seus sobreviventes fundaram outras cidades espanholas.

As revelações foram feitas em um documentário especial transmitido este final de semana nos Estados Unidos pelo canal National Geographic. Para o professor Richard Freund, da Universidade de Hartford, o que dá mais credibilidade à descoberta não é somente a evidência física de uma cidade submersa, mas a constatação de que outras cidades teriam sido construídas pelos sobreviventes de Atlântida, prestando uma homenagem à sua terra desaparecida.

Tudo isso é, por enquanto, ainda uma especulação – como tantas outras que, de vez em quando, surgem sobre a cidade. O filósofo grego Platão foi o primeiro a descrever Atlântida em 360 AC. A ilha seria uma grande potência que, do dia para a noite, simplesmente sumiu.

Nesses dois mil anos de especulações, muitos acreditaram que a história era apenas um mito criado pelo filósofo; já outros crêem que a cidade foi sim real. Para uns, Platão estava descrevendo a civilização cretense e sua ilha vizinha, Santorini, que foi devastada por uma erupção vulcânica por volta de 1600 AC. No entanto, não há nenhum prova de que a ilha seja a mesma descrita pro Platão – e nem sequer há provas de que Platão estivesse realmente descrevendo um local real.

Ainda assim, dezenas de equipes de arqueólogos já apontaram sítios que se encaixam na suposta localização da cidade. A mais nova empreitada, da equipe do professor Freund, usou as descobertas feitas em 2004 pelo alemão Rainer Kuhne. Ele identificou estruturas estranhas em imagens tiradas por satélites nos pântanos do rio Guadalquivir, nordeste de Cádiz. As sombras geométricas pareciam lembrar uma cidade anelar.

O time de Freund utilizou então fotos de satélites, radares e mapeamento digital para localizar outros objetos no chamado Parque Dona Ana – a mais de 96 Km da costa. Mesmo se provado que se tratava de uma antiga cidade, as ruínas não provam que esta cidade seria Atlântida. Daí a importância de objetos e construções descobertas na região e em outras antigas cidades espanholas que teriam sido feitas pelos refugiados da cidade, sobreviventes do tsunami. Essas outras construções prestariam uma homenagem à Atlântida.

As descobertas já foram criticadas por outros grupos de arqueólogos que curiosamente, também buscam encontrar a cidade perdida de Platão. Talvez, o que todos eles acabem por descobrir, é que a beleza de Atlântida pode estar justamente no fato de a cidade ser, para sempre, um grande mistério.


Créditos: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/arqueologo-diz-ter-achado-atlantida-15032011-18.shl

2 comentários:

  1. Olá Otávio querido!
    Eu sou fascinada por essas histórias, assim como vidas extraterrestres, etc... O que eu sempre fico aqui me perguntando, quando leio sobre a possível razão do desaparecimento de Atlântida provocada por um tsunami é: Os tsnunamis invadem com ondas gigantes, mas depois recuam. Sendo assim e se assim fosse...rsrs... que raios estaria Atlântida fazendo submersa? E em tamanha profundeza? Não sei... isso me deixa em dúvidas.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida, sabes que te dou razão? O tsunami é uma das prováveis explicações para o pretenso desaparecimento de uma pretensa cidade... rsrs... mas o fato é que vejo nesses documentários várias evidências de cidades que foram submersas. Bem talvez não tenham sido por tsunamis... Quanto à profundeza, realmente, não vi nenhuma explicação, mas que um forte tsunami muda bastante o relevo de um lugar é verdade. Sabe-se lá, né? Vamos aguardar pelo tempo. Beijo!

    ResponderExcluir