sexta-feira, 18 de março de 2011

Humildade pode melhorar desempenho profissional, diz estudo

Segundo pesquisadores americanos, pessoas honestas e humildes foram melhor avaliadas por seus chefes


Profissionais de saúde mais humildes e honestos tiveram melhor desempenho no trabalho

Para sobreviver à selva corporativa é, realmente, preciso deixar de lado conceitos de honestidade e humildade? Segundo um grupo de pesquisadores, a resposta é não.

De acordo com estudo da Universidade Baylor (Estados Unidos), pessoas honestas e humildes são as que alcançam os melhores resultados no trabalho.

Para chegar a essa conclusão, o grupo de pesquisadores analisou os traços de personalidade de 269 empregados de 25 companhias americanas ligadas a cuidados de saúde.

“Todos trabalhavam com atendimento domiciliar de pacientes que possuíam comportamentos difíceis, como posturas auto destrutivas ou pouco cordiais”, explica Megan Johnson, uma das responsáveis pelo estudo.

Os respectivos chefes dos participantes do estudo avaliaram o desempenho profissional de seus subordinados com base em uma lista de 35 habilidades profissionais. Entre os critérios avaliados pelos gestores estavam capacidade de ouvir, usar novas tecnologias, responsabilidade e capacidade de se adaptar a novas situações.

Os profissionais que receberam as melhores pontuações nessas 35 habilidades foram exatamente aqueles que, na pesquisa comportamental, demonstraram posturas mais honestas e humildes.

“Essas pessoas eram pouco ambiciosas e muito sinceras e justas”, afirma a especialista. Em outras palavras, esses profissionais eram mais focados nos outros do que neles mesmos. “Por possuir essa postura positiva, eles interagiam melhor com seus clientes”, diz. E, por isso, foram bem avaliados por seus supervisores.

Isso significa que os resultados da pesquisa estão intimamente ligados à natureza do trabalho desenvolvido. De acordo com a pesquisadora, essa lógica pode ser aplicada apenas nas situações em que os profissionais tenham que prestar atenção em seus clientes ou produtos. “No setor de vendas, por exemplo, onde as pessoas precisam se auto promover, talvez os resultados sejam diferentes”, pondera a especialista.

Quando o assunto é honestidade, o cenário é outro. “Há 90 estudos feitos com mais de 18 mil empregados que mostram que os mais íntegros são os que apresentam melhores resultados profissionais”, afirma. “A honestidade sempre será um traço de personalidade que valoriza o trabalhador”.


Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/humildade-pode-melhorar-desempenho-profissional-diz-pesquisa

4 comentários:

  1. Olá Otavio!

    Ultimamente estão fazendo bastante estudos ligados ao comportamento humano, tanto dos que estão voltados à espiritualidade, tanto quanto à humildade, pois são pessoas que mantem maior confiança em Deus, e tornam-se mais harmoniosos em si mesmo, pois crêem que a presença do divino está em tudo o que coopera para os relacionamentos mais favoráveis ao bem estar e cooperação! É muito bom falar das conquistas que envolvem o comportamento saudável em nosso mundo!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Oi Otavio,
    Além do desempenho profissional, a humildade ajuda em todas as áreas.
    É muito bom que façam estudos nesse sentido, porque as empresas, diferentemente do que ocorria no passado, não buscam apenas técnicos e especialistas, mas profissionais com valores humanos bem desenvolvidos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Otávio, meu querido!
    Ótima matéria! Eu acho que não apenas na vida profissional, a humildade traz enormes benefícios para a vida como um todo!
    Pessoas humildes têm uma visão diferenciada do mundo e das relações. É importante frisar que o humilde não é simplório e submisso. Ele apenas compreende que onde há respeito, há sucesso e que o sucesso é meramente consequência das boas atitudes plantadas e conquistadas...
    Grande beijo ,
    Jackie

    ResponderExcluir