sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vale a pena sair do emprego para estudar para um concurso público?

Especialista explica as vantagens e desvantagens da rotina de um concurseiro profissional



Vale a pena sair do emprego para estudar para um concurso público?
Respondido por Rogerio Neiva, juiz e professor de cursos preparatórios para concursos

Para passar em um concurso público, o candidato precisa ter a disponibilidade cognitiva e intelectual das informações e conhecimentos solicitada pelo examinador para atender à pontuação necessária. Ele deve encarar a preparação para o concurso como um empreendimento intelectual para se apropriar deste conjunto de informações exigidas.

O tempo é o principal recurso para que alcançar isso. A teoria da tripla restrição pode ser aplicada a esse contexto. Pela regra, todo projeto é restrito por três itens: qualidade, duração e custo. Dentro desse conceito, há dois perfis puros de candidatos em um concurso, o concurseiro profissional (que está afastado do mercado de trabalho) e aquele que concilia trabalho e estudos.

A diferença entre os dois está no fato de que um terá um recurso menor para investir do que outro. Mas isso não significa que o candidato que se enquadra no segundo perfil tenha menos chances para passar no concurso. A diferença é a duração do tempo de preparo. Provavelmente, ele irá levar mais tempo para conquistar a oportunidade do que aquele que apenas se dedica aos estudos.

Para o concurseiro profissional, no entanto, pesa o ônus emocional. Ele sofre pressão de terceiros e dele mesmo para passar o mais rápido possível. E precisará criar uma estratégia para neutralizar esse fator.

Nos meus quatro anos de preparo para o concurso de juiz, assumi uma postura híbrida neste sentido. Ao todo, foram apenas 9 meses totalmente dedicados para os estudos. Nos outros, trabalhei como procurador de estado, depois professor universitário durante meio período e, por fim, como advogado da União.


Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-concurso-publico/noticias/vale-a-pena-sair-do-emprego-para-estudar-para-um-concurso-publico

2 comentários:

  1. É, Otávio...
    ano que vem eu começo a minha preparação paras os concursos...
    Mas não devo sair do trabalho para estudar não...
    Vou fazer um cursinho no sábado, onde vou ficar estudando o dia todo...
    Sei que vou ter que estudar bastante, pois além do trabalho, estarei em reta final na faculdade...
    Então sei que meu ano de 2011 corro risco de usar óculos de tanto ler !!!
    kkkkkkkk
    Grande abraço e parabéns pela dica, ok ?!?!
    Bom fds !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Professor! Temos um exemplo dentro da nossa empresa: o colega Paulo Stahnke se licenciou com o objetivo de estudar e fazer concursos. Fez alguns e passou muito bem classificado em alguns e segundo ele, não vai demorar ele será chamado.

    Para tudo na vida é preciso ter foco! Ele teve!

    ResponderExcluir